24.3.16

Sinos, aqui eles falam

São João del-Rei carrega o titulo da “cidade onde os sinos falam”, aqui desde o século XVIII, é anunciado missas, mortes, festas, tudo através do badalar dos sinos. “Aqui eles falam, anunciam, eles tem vida”, diz um o sineiro Luizinho, que diariamente sobe nas torres da igreja de N.S. do Pilar.

Uma peculiaridade típica da cidade histórica é que sempre no quarto domingo da quaresma, quando se celebra a Festa de Passos, acontece o “Combate dos Sinos”, onde dezenas de sineiros disputam entre si qual das igrejas dobram por mais tempo os sinos.

A disputa ocorre entre as igrejas de N.S do Carmo, N.S do Pilar e São Francisco de Assis, de forma saudável o combate acontece, e vale de tudo, panos brancos e vermelhos são balançados nas torres; o branco pede paz, como se pedisse para que parasse a disputa, o vermelho pede para que o confronto seja mais acirrado.


Este ensaio, mostra um pouco do que se vivencia nas torres das igrejas, demonstra o amor e a fé dos sineiros, que mantém viva essa tradição há séculos. 

                                                   







Fotos: Thiago Morandi

0 comentários:

Postar um comentário