23.1.17

On 23.1.17 by Unknown   No comments

Mostra de Cinema de Tiradentes

Série documental que retrata o patrimônio imaterial de Tiradentes foi exibida no último domingo (22) na Cena Regional da 20º Mostra de Cinema de Tiradentes. Três filmes finalizados em 2016 pela Morandi Fotocinegrafia fizeram parte da exibição, que teve casa lotada.

"Cruzes de Tiradentes" retrata o trabalho de resgate de uma artista local, que ensina a jovens e adultos a confecção das cruzes para colocar em portas e janelas, característica marcante na cidade; já em "Ora Pro Nobis" faz um contra ponto entre o termo religioso (rogai por nós) e a iguaria típica da culinária local; e em "Fé e Religiosidade" fala um pouco das tradições religiosas locas, por meio dos principais festejos religiosos de Tiradentes (Semana Santa, Festa de Passos, Santíssima Trindade).

Thiago Morandi, diretor dos filmes destacou a importância em se registrar manifestações e tradições culturais, pois é uma forma de manter viva tradições, muitas vezes esquecidas e perdidas no tempo. Disse ainda que a Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos maiores influenciadores de seu trabalho. "Acompanho a Mostra há cerca de dez anos, e foi aqui, em uma das oficinas que coloquei pela primeira vez a mão em uma câmera de vídeo, despertando assim, minha curiosidade pelo setor, sou um dos legados deste evento", finalizou.

Os documentários fazem parte de uma série de filmes com finalidade de educação patrimonial em Tiradentes, iniciativa do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio de Tiradentes, Prefeitura Municipal de Tiradentes e com apoio do IHG/ Tiradentes, Conselho Municipal de Turismo de Tiradentes e Trilhados Inconfidentes. Todos os filmes estão disponíveis no Youtube e podem ser utilizados à vontade para aplicação de educação patrimonial em escolas, universidades, instituições e afins.

Além dos filmes de Morandi, foram exibidos na mesma sessão os filmes: "Vida Tirana", de Marlon de Paula, Priscila Natany e Flávia Frota; e "O canto das almas para Tiradentes", de Piettro Garibaldi e Maurílio Romão. 


Assista os filmes: https://goo.gl/lmj9c4

Mostra de Cinema de Tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradentes




0 comentários:

Postar um comentário