24.3.16

Exposição de fotografias Os 5 Sentidos do Patrimônio

Você já imaginou ver fotografias usando os outros sentidos além do olhar?
Esta é a primeira exposição individual de Thiago Morandi, e apresenta imagens que exploram os 5 sentidos humanos, representados no patrimônio material e imaterial. A ideia é deixar que o espectador identifique e explore cada um desses sentidos, seja direta ou indiretamente.

pa·tri·mó·ni·o 
substantivo masculino
1. Herança paterna.
2. Bens de família.
3. Bem ou conjunto de bens, materiais ou naturais, reconhecidos pela sua importância cultural.
4. [Religião]  Bens necessários para tomar ordens eclesiásticas.

• Grafia no Brasil: patrimônio.

Eis aqui o desafio de Morandi: escrever com luzes sobre a importância cultural de alguns de nossos patrimônios mineiros, em especial das cidades de São João Del Rei e Tiradentes.
Contando com as sombras, linhas e reflexos dos bens materiais e imateriais, reconhecidos por seu valor cultural e histórico, Thiago Morandi extrai destes cenários imagens únicas.  A exposição explora os sentidos humanos: olfato, tato, visão, paladar e audição; direta e indiretamente. Fotografias que elucidam a fé religiosa do povo e retratam a confiança e a esperança em dias melhores.
Fruto de um trabalho de três anos, as imagens mostradas aqui, nos levam a um mergulho profundo nas tradições culturais e religiosas tão presentes nas cidades mineiras.

Mônica Zarattini

Mônica Zarattini ( 1962 ) foi editora de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo por 9 anos (2006/2015), onde trabalhou como repórter fotográfica por mais de 26 anos. Hoje é doutoranda no programa de Estética e História da Arte na USP onde desenvolve pesquisa acerca da fotografia contemporânea brasileira.





Thiago Morandi



Thiago Morandi nasceu em 1989, é formado em jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é fotógrafo, videomaker e desenvolve trabalhos com mídia e comunicação. Possui publicações em diversos jornais de grande circulação, anuários de fotografia no Brasil e Portugal, exibições de filmes na Colômbia e em grandes Festivais de Cultura e Cinema.  É premiado pela UNIRIO, SENAC MG, Revista Fotografe Melhor, Jornal Estado de Minas, DENATRAN, Instituto Estrada Real, dentre outros. 





0 comentários:

Postar um comentário