15.8.14

Festa de Nossa Senhora da Boa Morte

São João del-Rei é considerada a cidade onde os sinos falam, mantêm preservada tradições únicas e exclusivas. Aqui dobres, tencões, terentenas, floreados e repiques são executados diversas vezes ao ano.  Os sinos “falam”, e transmitem mensagens, na maioria das vezes de cunho religioso.

Segundo os próprios sineiros, o repique “Senhora Morta”- ou “Senhora é Morta”- é considerado o mais belo e difícil de executar. É um toque exclusivamente são- joanense, de acordo com Antônio Emilio da Costa, “quem o compôs foi o escravo Francisco, propriedade da senhora Ana Romeira do Sacramento”.

Ainda segundo a tradição oral, este repique é inspirado nos sons das orquestras bicentenárias de São João del-Rei. “Senhora Morta” é executado durante as cerimônias da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, ouve-se o belo repique pela primeira vez na noite de 13 de agosto, após a novena, e no dia 14 de agosto de hora em hora, a partir das 6h, o toque só é executado na igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, exceto durante a procissão do dia 14 ele é executado nas torres das outras igrejas.


Assista e encante-se com essa bela tradição de São João del-Rei












Fotos: Thiago Morandi








0 comentários:

Postar um comentário